Você sabia que a Rosa-do-deserto pode ser propagada por sementes? Veja mais sobre essa planta!

Fonte: CenárioMT

WhatsApp Image 2024 09 19 at 14.33.40
Karla Neto

A Rosa-do-deserto (Adenium) vem ganhando cada vez mais destaque no Brasil, sendo bastante valorizada por suas flores vibrantes, com pétalas dobradas ou bordas contrastantes, além de suas formas esculturais. São originárias das regiões áridas da África Oriental e da Península Arábica, e se adaptaram muito bem às condições do nordeste brasileiro. Suas raízes e caules grossos armazenam água, permitindo que sobreviva em ambientes com pouca umidade.

Por isso, indica que gosta muito do calor. Essas plantas preferem temperaturas elevadas, entre 25°C e 35°C durante o dia. Tenha cuidado para não deixar exposto a temperaturas abaixo de 10°C, pois são sensíveis ao frio. Durante o inverno ou período de muita chuva, proteja-as, seja trazendo-as para dentro de casa. O ideal é que recebam pelo menos 6 horas de sol por dia, mas se estiver cultivando dentro do seu apartamento ou ambientes internos, escolha uma janela ensolarada. A Rosa do Deserto precisa de água regular, mas não precisa de muita água. A planta tolera a seca, mas não tolera o calor intenso.

O que mais chama atenção nesta planta é a floração magnífica, em tons variados, do branco ao rosa ou ao carmim metálico. São plantas suculentas, que apresentam folhas pequenas, caule e raízes grossas que servem para reserva de água, juntamente com suas flores de tamanho e cores variadas, conferem a elas um grande valor ornamental.

Tutorial 2022 07 06T150020.546
Fonte/Canva

A planta pode ser cultivada em vasos ou em jardins. No entanto, a planta precisa de bastante espaço para crescer e prosperar. Se a planta for cultivada em um vaso, um vaso grande é necessário.

A Rosa do Deserto pode ser propagada por estaquia, sementes ou por divisão. A estaquia é o processo de cortar um ramo da planta e colocá-lo em um recipiente com água. Após alguns dias, as raízes da planta crescerão e a planta poderá ser transplantada para um vaso ou para o jardim.

As sementes da planta também podem ser usadas para propagar a planta. Para fazer isso, as sementes da planta devem ser colocadas em um recipiente com água morna. Depois de alguns dias, as sementes germinarão e as plantas poderão ser transplantadas para um vaso ou para o jardim.

Atenção

Quando for manusear sua rosa do deserto é importante tomar bastante cuidado, pois sua seiva branca pode ser tóxica. Então evite o contato com a pele e os olhos, além de lavar as mãos sempre após manipulá-las para evitar irritações.

Veja também: Cultive rosas do deserto em casa: veja o passo a passo que ninguém te contou