O mercado de etanol no estado de São Paulo registrou, na última semana, o terceiro maior volume de vendas da safra 2024/25, conforme apontam dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O aumento foi impulsionado pela maior participação de distribuidoras de diversos portes, que atuaram de forma mais ativa nas aquisições.
De acordo com pesquisadores do Cepea, o setor está otimista em relação aos próximos meses, em parte devido à aproximação do fim das atividades no campo e nas indústrias, o que reduz a pressão de tancagem. Além disso, a diferença favorável entre os preços do etanol e os combustíveis fósseis nas bombas nos principais estados consumidores da região Centro-Sul segue sustentando os valores do etanol nas usinas.
Entre os dias 7 e 11 de outubro, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado subiu 2,31%, fechando em R$ 2,5159/litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins). Já o etanol anidro apresentou uma alta mais modesta, de 0,54%, com o indicador alcançando R$ 2,7572/litro, também livre de impostos.
Esse cenário positivo para o etanol reflete o bom momento da indústria sucroenergética e a tendência de maior competitividade frente à gasolina, o que deve favorecer as vendas nos próximos meses.