A ameixa é bastante conhecida no mundo devido a sua popularidade e principalmente nas festas de fim de ano. A espécie que se desenvolveu na Europa, tem mais de dois mil anos e predomina no Hemisfério Norte, onde produz frutos sob baixas temperaturas.
O cultivo da ameixa se concentra no Sul e Sudeste, porém os novos cultivares também são encontrados em áreas com temperaturas mais altas e regiões onde o clima é mais fresco. A produção de ameixa começa após dois anos de plantio e atinge seu pico entre seis e oito anos.
As melhores épocas para plantar são no inverno, entre junho e julho, e no verão. que vai de dezembro a janeiro. Também é aconselhado que evite locais que tenham sido recentemente área de cultivo de outras frutíferas, dando preferência a áreas próximas da água devido à necessidade de irrigação para o desenvolvimento das mudas.
Para a plantação, será necessário adquirir mudas enxertadas em viveiros e com boas referências. Também são recomendadas que as mudas possuem altura entre 70 centímetros e um metro, e diâmetro entre 15 e 20 milímetros. A boa drenagem é uma das principais características para o solo. além de terrenos que permitem crescimento das raízes até um metro de profundidade proporcionam formação de árvores maiores, mais produtivas e longevas.
Para corrigir a acidez no solo para alcançar um índice de PH ao redor, também pode ser utilizado calcário agrícola. Na hora do plantio, faça covas com dimensões de 40 x 40 x 40 centímetros ou maiores e no primeiro ano depois da brotação, acrescente adubo nitrogenado de dois em dois meses.
Dentre os cuidados possíveis, para evitar árvores sobrecarregadas de frutos, é necessário realizar algumas podas, pois o encurtamento estimula o crescimento vegetativo e diminui a carga de frutas. As regas devem ser realizadas com frequência, mas sem deixar que a plantação fique encharcada.