Titã Elon Musk, em conversas para fornecer internet via satélite na Floresta do Amazonas

Fonte: REDAÇÃO CENÁRIOMT

21deze

Elon Musk afirma que consegue monitorizar e contribuir para a conservação da Floresta Amazonas através da cobertura por internet via satélite

A importância do Amazonas

Acredite o que está lendo: os maiores traders do mundo estão preocupados com o futuro do planeta, tanto ao ponto  do bilionário Elon Musk dono da Tesla, Space X e Starlink estar em conversações para contribuir ativamente na monitorização e conservação da Floresta Amazonas através de internet via satélite.

O Amazonas representa uma importância grande para o Brasil – até porque cobre mais de 60% do país – mas também para o Mundo pois possui características e criaturas únicas que carecem de proteção especial e assim a sua conservação é na verdade uma responsabilidade global.

Infelizmente, essa conservação e proteção não tem acontecido e tem-se registado níveis de desflorestação que não se via há muitos anos (atingiu-se o valor mais elevado desde 2005), muito devido à mão humana.

O contributo da internet via satélite

A ideia de Elon Musk e da sua empresa Space X – que em setembro deste ano fizeram a primeira viagem fora de órbita da história – seria fornecer internet via satélite a povoações remotas no Amazonas e simultaneamente contribuir para a conservação da Floresta.

A internet via satélite é um serviço prestado por mais de 1500 satélites de baixa órbita que permitem disponibilizar ligação à internet em qualquer sítio do mundo, inclusive os mais remotos.

Atualmente, a internet via satélite já é disponibilizada para os carros Tesla através da empresa Starlink que tem como propósito a massificação desta tecnologia que permite disponibilizar internet sem fios em qualquer parte do mundo de forma eficiente tanto na qualidade do serviço como do ponto de vista financeiro.

Embora esta tecnologia seja utilizada em muitas partes do mundo ela ainda não é autorizada em território brasileiro por falta de licença.

Vantagens desta medida

A partir do momento que haja internet nestas zonas a qualidade de vida dos seus habitantes irá obviamente aumentar e será também possível implementar sistemas de monitorização de movimentos e garantir a conservação da floresta, muito provavelmente através de tecnologia de inteligência artificial.

As vantagens desta ideia são mais do que óbvias e é claro que a sua implementação será tudo menos barato a não ser que o bilionário Elon Musk tenha mesmo em mente a conservação da natureza e não apenas interesses financeiros na operação.

Sabe-se que Fábio Faria e Elon Musk já se reuniram para discutir uma possível parceria mas acredita-se que até haver algum avanço na matéria ainda demore muito tempo.

Enquanto que o principal foco do Governo Brasileiro seja disponibilizar sistemas e tecnologia de forma a melhorar a qualidade de ensino e de educação em zonas de difícil acesso para os meios convencionais, é também importante manter em mente as ilimitadas possibilidades que a tecnologia trazem no que toca ao desenvolvimento de povoações e as zonas onde vivem.

Conclusão

O titã da tecnologia mundial Elon Musk já se reuniu com um responsável do Governo Brasileiro para adiantar os possíveis moldes de uma parceria entre as empresas do Musk e o Brasil.

O grande objetivo desta parceria seria ajudar no desenvolvimento de zonas rurais e isoladas através da disponibilização de internet sem fios por via de satélites, tecnologia já utilizada pela Tesla em alguns países através da Starlink, outra empresa presidida por Elon Musk.

Para além do desenvolvimento das zonas rurais seria também possível implementar sistemas de monitorização e conservação para a Floresta Amazonas, uma das mais importantes do planeta que tem sofrido pelas mãos dos seres humanos por causa da desflorestação.

Ao avançar com uma possível parceria ainda teria de passar muito tempo pois neste momento a Starlink não tem como operar em território brasieliro por falta de licenciamento, inviabilizando o investimento a curto-prazo.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.