Tilápia produzida em Mato Grosso é apresentada no Salão Internacional de Proteína Animal

Evento na capital paulista se torna vitrine para os produtos mato-grossenses, além de promover a conexão com fornecedores nacionais e internacionais

Fonte: Crop Agrocomunicação/Assessoria

WhatsApp Image 2024 08 07 at 16.13.57
Foto: Divulgação

Empresa produtora e beneficiadora de peixe 100% mato-grossense, a Saciatta marca presença no maior evento de cadeias produtivas realizado no Brasil, o Salão Internacional de Proteína Animal (SIAVS 2024). Com a expectativa da participação de mais de 200 empresas brasileiras e estrangeiras, o evento tem como tema ‘Proteínas sustentáveis: aliando competitividade e segurança alimentar’. O encontro, que segue até 8 de agosto, em São Paulo, vai reunir representantes dos setores produtivos de peixes, suínos, bovinos, aves e outros fornecedores da agroindústria associados à Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Para a mato-grossense Saciatta, a oportunidade permite demonstrar toda tecnologia usada pela empresa, desde a produção eficiente e segura, que vai da ração e sanidade da criação até a industrialização, com o cuidado no manuseio, embalagem e envio do produto final ao consumidor. Com áreas de piscicultura nos municípios de Campo Verde, Juscimeira e Canarana, a empresa ampliou e reinaugurou recentemente, um frigorífico de peixes em Campo Verde. Durante o SIAVS 2024, pretende estreitar laços com o mercado internacional, principalmente para a venda da produção de tilápia.

“Nossa participação na SIAVS tem o objetivo de compartilhar a nossa nova marca e conectar com fornecedores e clientes. Através da parceria com a Peixe BR, Associação Brasileira de Piscicultura, enxergamos a oportunidade de compartilhar do nosso filé de tilápia e promover nossos futuros produtos, já que estamos focados em abrir para a exportação ainda este ano”, comenta o diretor de piscicultura da Natter , que está presente no evento, Herbert Junior.

De acordo com dados da associação Peixe BR, a tilápia foi o peixe mais exportado pelo Brasil no segundo trimestre de 2024, com 92% do total exportado, gerando um faturamento de mais de US$13,7 milhões, o que representa um aumento de 65% em relação ao trimestre anterior.

Um olho no peixe e outro na sustentabilidade

Na produção de peixes de cultivo, Mato Grosso se destaca entre os 10 maiores produtores nacionais, ficando em sétima posição com aproximadamente 45 mil toneladas por ano (2023).

Com processos centrados em sustentabilidade, a Saciatta – empresa do grupo Natter – tem em sua estrutura uma planta industrial moderna e inovadora, desenvolvendo atividades com uma visão ampla e voltada para práticas de sustentabilidade ambiental, social e econômica. Atualmente, a empresa gera em torno de 300 empregos diretos e indiretos e está com vagas abertas para a contratação de outros 50 colaboradores. A produção de pescado atinge 4.150 toneladas por ano e no beneficiamento, a indústria projeta abater e distribuir ao mercado consumidor, cerca de 30 toneladas de carne de peixe por dia.

“A Saciatta detém a cadeia produtiva e a produção verticalizada garantindo qualidade e sustentabilidade em todo o processo produtivo. Além disso, com o co-produto da produção de tilápia colabora com a produção de fertilizantes orgânicos, os quais retornam para a adubação da lavoura de grãos. Esses mesmos grãos voltarão para os tanques de peixes, por meio da ração”, finaliza Hebert.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.