Lucas do Rio Verde deu um passo significativo rumo ao aprimoramento da segurança na área rural com a cerimônia de entrega de um equipamento Starlink, instalado em uma das viaturas da Polícia Militar dedicada ao patrulhamento rural. A iniciativa, promovida pelo Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde e Cearpa, em conjunto com duas cooperativas de crédito e uma empresa especializada em soluções automotivas, reforça o compromisso da comunidade em proteger seus produtores rurais.
Marcelo Lupatini, presidente do Sindicato Rural, destacou a importância da tecnologia na segurança rural. “Para quem trabalha e vive no campo, essas ferramentas tecnológicas são essenciais para aproximar a Polícia Militar dos produtores. A Starlink é uma ferramenta que melhora a comunicação e a efetividade dos serviços prestados, além de garantir a segurança tanto dos policiais quanto dos cidadãos no campo,” afirmou Lupatini. Ele ressaltou que o sindicato, ao reconhecer a necessidade apresentada pela Polícia Militar, rapidamente organizou os recursos junto a seus parceiros para viabilizar essa solução.
A presença do equipamento na viatura tem sido uma mudança importante para o trabalho da Polícia Militar, como explicou o Tenente Coronel Secchi, comandante da corporação em Lucas do Rio Verde. “A Starlink auxilia significativamente nosso trabalho na patrulha rural. Antes, enfrentávamos dificuldades para manter um contato rápido em situações de emergência. Com a internet de alta velocidade, conseguimos agir rapidamente e, por exemplo, em casos de veículos suspeitos, os agricultores podem nos informar em tempo real via grupos de WhatsApp,” relatou. Ele destacou a queda drástica nos índices de furto e roubo desde a implantação do patrulhamento rural, atribuindo parte desse sucesso à eficácia da nova tecnologia.
Além da segurança local, o Tenente Coronel Secchi mencionou a utilidade do sistema Starlink em operações complexas, como em Itanhangá, onde conflitos e divergências judiciais demandam uma comunicação eficiente entre os oficiais no campo e os comandantes. “A tecnologia Starlink não só melhora nossa comunicação na área rural, mas também é uma ferramenta valiosa dentro da cidade para obter informações rapidamente em caso de ocorrências,” acrescentou.
Luís Eduardo, presidente da CEARPA, expressou entusiasmo pela contribuição do sindicato rural na melhoria da segurança dos produtores. “É de extrema importância que a tecnologia Starlink esteja disponível em nossas viaturas. Isso proporciona uma oportunidade de colaboração que fortalece a segurança no campo, e estamos felizes por fazer parte dessa iniciativa,” afirmou ele, destacando o papel vital das parcerias na viabilização desse projeto.