Nesta quinta-feira (05), foi realizado no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, o SUMMIT AGRIHUB 2024. O encontro tem como objetivo oferecer diversas oportunidades de conexão com público e que fomenta a inovação tecnológica no agronegócio em Mato Grosso.
O presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, participou da abertura do evento e destacou a importância das novas tecnologias à disposição do produtor e como essas ferramentas podem melhorar o trabalho desenvolvido dentro das propriedades rurais.
“Uma oportunidade como essa nos faz enxergar a tendência de mercado e buscar soluções observando os sinais que vêm acontecendo dentro do negócio, tanto da agricultura, quanto na pecuária, e as tendências de verticalização para agregar valores”.
Realizada pelo Agrihub, a edição deste ano ainda proporcionou ao público palestras e exposição das startups que fazem parte da rede agtech. O superintendente do Agrihub, Paulo Ozaki, explica que o evento reforça o compromisso de aumentar a renda dos produtores rurais, usando o mínimo de recursos e ainda contribuir para o desenvolvimento sustentável por meio da inovação tecnológica.
“A gente entende que se você não tiver um ambiente em que nós tenhamos dados, informações, direcionar os esforços para novas tecnologias, se a gente não tiver essa base é muito difícil a gente avançar. Então eu entendo que quanto mais adotarmos novas tecnologias que venham para beneficiar o processo é importante para que o produtor continue o negócio para frente”.
Durante o ciclo de palestras, o diretor Administrativo e Financeiro da Famato, Robson Marques; e o presidente do Sindicato Rural de Tangará da Serra, Romeu Ciochetta, participaram do painel que abordou o Agrihub Conecta 2024. O programa visa diagnosticar e priorizar os principais desafios enfrentados pelos produtores rurais, os conectando a empresas de base tecnológica que possuam soluções inovadoras por meio de dias de campo.
Já o coordenador de Produtos Educacionais do Senar-MT, Pedro Gomes, fez parte do painel que teve como tema “Inovação sem pessoas é um sonho”.
Também estiveram no evento o diretor de Relações Institucionais da Famato, Ronaldo Vinha; o diretor Administrativo e Financeiro do Senar-MT, Allan Paulino e o superintendente do Imea, Cleiton Gauer.