Suínos: preços devem encerrar junho em alta

Fonte: CenárioMT

DSC 5451 1800x1200 1

As cotações dos produtos suinícolas monitoradas pelo Cepea devem encerrar junho em elevação, marcando o segundo mês consecutivo de avanço nos preços. Segundo pesquisadores do Cepea, o excelente desempenho das exportações brasileiras e a procura aquecida no mercado doméstico são os principais fatores que explicam este movimento de alta.

Dados da Secex, compilados e analisados pelo Cepea, indicam que, na primeira quinzena de junho (15 dias úteis), foram embarcadas 70,2 mil toneladas de carne suína in natura. A média diária de escoamento está em 4,7 mil toneladas, representando um aumento de 7,3% em relação a maio de 2024 e 1,2% superior ao volume registrado em junho do ano passado.

No mercado interno, a forte demanda, especialmente observada na primeira metade de junho, aliada à oferta reduzida de animais com peso ideal para abate, tem mantido elevados os valores de comercialização do suíno vivo e da carne. Pesquisadores do Cepea destacam que esses fatores combinados têm sido determinantes para a sustentação dos preços em patamares altos.

A tendência de valorização dos produtos suinícolas reflete tanto o bom momento das exportações quanto a robustez da demanda interna, aspectos que vêm impulsionando o setor e garantindo um cenário positivo para os suinocultores brasileiros.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.