Salvador recebe a edição da maior Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária do país
As organizações produtivas da agricultura familiar, de assentamentos da reforma agrária, de povos e comunidades tradicionais e empreendimentos da economia solidária de toda a Bahia, estão com a produção a todo vapor e se preparam para apresentar o que há de melhor nos 27 territórios de identidade do estado na 15ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária.
O evento acontece de 11 a 15 de dezembro, no Parque Costa Azul, em Salvador. A Feira, considerada a maior do segmento no país, é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, via Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional e Superintendência de Agricultura Familiar, em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia.
Uma das organizações produtivas que irão marcar presença na Feira é a Associação dos Jovens Remanescente Quilombolas da Bahia, que tem sede no município de Esplanada, território de identidade Litoral Norte e Agreste Baiano, e atua nos sistemas produtivos da apicultura e meliponicultura.
Por meio do Empório Ajarquiba, serão apresentados e comercializados produtos como própolis, hidromel (vinho de mel), mel com pimenta, cerveja de mel, compostos de mel e própolis com alho, agrião, hortelã, coquinho crocante e coquinho de chocolate, pãozinho de mel, vinagre de mel, molhos de pimenta, trufas, mel com licuri, sabonetes e velas, além de uma diversidade produzida no território Litoral Norte e Agreste Baiano.
“A Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária, além de ser uma vitrine, é um momento importante para cada agricultor e cada entidade colocar seus produtos, que são desenvolvidos nas suas atividades do dia a dia, com tanto amor. É também um momento de estarmos representando as outras entidades”, ressalta o gestor Elício Neves.
Sobre a 15ª Feira Há 15 anos, a Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária contribui para destacar e fomentar o melhor da produção do rural baiano. Esta edição contará também com a realização da Feira Nordestina – Sabores e Tradições do Nordeste, 2ª Feira Agroecológica da Bahia, Tenda Economia Solidária, Tenda do Turismo Rural, Praça Gastronômica, programação cultural e mais.
Leia também: Feira da Agricultura Familiar fatura R$ 1,7 milhão