Carica papaya é uma espécie de fruteira tropical que produz os frutos conhecidos pelos nomes comerciais de papaia ou ababaia, ou mamão.
O Brasil é um dos maiores produtores de mamão do mundo e, em decorrência disso, é também um grande consumidor. Muitas receitas podem ser encontradas na mesa das famílias brasileiras, das mais simples às mais elaboradas.
Por isso, saber como plantar mamão pode ser muito útil. Saiba como plantar mamão Agora que você sabe o quanto o fruto faz bem para a saúde, vai querer tê-lo sempre em casa. O bom é que para plantar mamoeiro não precisa ser um entendedor nato de agricultura. Com as explicações a seguir, você vai ver como pode ser fácil ter um desses no quintal.
Quando plantar
Não existem restrições para o período do plantio. A vantagem do mamoeiro é que ele pode ser cultivado em qualquer época, basta que receba irrigação adequada e em qualquer lugar. Uma sugestão é cumprir essa tarefa na estação mais chuvosa para economizar no uso da água.
Clima e local
Se você mora em uma região onde a temperatura média varia entre 22 ºC e 26 ºC, já é um ponto muito positivo para aprender como plantar mamão. E o local certo é o mais ensolarado que você tiver disponível, no solo ou no vaso.
Dicas de como plantar
O mamoeiro é plantado, na maioria das vezes, a partir das sementes. Elas podem ser adquiridas ao abrir o fruto ou em lojas especializadas. Alguns cuidados precisam ser tomados antes de fazer o plantio: ao adquirir as sementes, retire a membrana e aperte-as em uma peneira. Lave e deixe secar em um local com pouca luz.
Sementes prontas, o próximo passo é definir onde elas serão plantadas. Uma das opções é aprender como plantar mamão em vaso.
Atenção! Se o vaso for pequeno, a planta terá que ser transplantada para a terra para que o mamoeiro se desenvolva bem. O ideal é escolher um vaso de 100 litros com boa adubação. Se você tiver um espaço que permita plantar diretamente no solo, melhor ainda!
Sabe como plantar mamão na terra?
Muito fácil. Confira algumas dicas importantes para que tudo corra bem: coloque as sementes a 1,25 cm de profundidade, com distância entre si de 5 cm;
obtenha plantas machos e fêmeas, caso queira produzir frutos; o espaçamento para plantio pode ser de três a quatro metros entre as linhas e 1,80 m a 2,50 m entre as plantas; invista em adubação pelo menos uma vez ao mês ou uma vez a cada dois meses, em solos mais úmidos; irrigue pelo menos duas vezes ao dia.
Qual é o cultivo ideal?
Após seguir as orientações do plantio, as atenções precisam estar voltadas para o cultivo correto da planta. Fique atento ao surgimento de doenças comuns nesse tipo de planta, como as viroses do mosaico do mamoeiro e o vírus da mancha anelar do mamoeiro, que causam o amarelamento e enrugamento das folhas mais novas.
O ideal é fazer a renovação do pomar de dois a quatro anos, para garantir a produção de bons frutos. No mais, é sempre bom verificar como está a irrigação e a nutrição do solo, fazendo o controle das plantas daninhas.
Quando realizar a colheita?
Em geral, de quatro a seis semanas após a abertura da flor você já consegue colher os primeiros frutos. Será um momento muito prazeroso, acredite! Colher o alimento que você mesmo plantou tem todo um gostinho especial.