Sansevieria cylindrica é uma espécie de planta da família Asparagaceae pertencente ao gênero Sansevieria. Conhecido popularmente como Lança de São Jorge. A espécie é nativa da África e é mundialmente cultivada como ornamental pelas belas e peculiares folhas, que rementem bastante a uma lança.
Os apaixonados por jardinagem gostam de ter a maior variedade possível de plantas em casa. Afinal, as verdinhas embelezam e trazem alegria a qualquer ambiente. Porém, algumas são mais populares que outras.
Hoje, você entenderá como plantar espada-de-são-jorge, uma das mais comuns. Formas de plantar espada-de-são-jorge Agora, chegou a hora de entender como cultivar a verdinha.
Se você quer aprender como plantar muda de espada-de-são-jorge, saiba que existem duas formas diferentes: separar uma parte enterrada da planta com um pedaço do caule subterrâneo, responsável por acumular as substâncias nutritivas; cortar uma folha em partes com até 10 cm. Assim que tiver as mudas, vá para o próximo passo.
Para isso, você precisa de um vaso com argila expandida, bidim, cascas de pinus, areia peneirada e composto orgânico. Com esses materiais em mãos, siga as instruções: coloque argila expandida no fundo vaso; cubra essa camada de argila com um “manto” de bidim, ajudando na drenagem da irrigação; preencha o vaso com ⅓ de areia peneirada para evitar que o composto orgânico encharque e apodrece a raiz; adicione composto orgânico, tanto húmus quando compostagem de rio; ponha a terra com a muda no centro do vaso, dando mais atenção às laterais; termine colocando cascas de pinus nas laterais, impedindo que a umidade saia.
Cuidados diários
Agora, você já sabe como plantar espada-de-são-jorge. No entanto, é importante frisar que os cuidados com a verdinha devem ser rotineiros. Lembre-se que a melhor época do ano para começar o plantio é durante os meses de maio, junho e julho.
A adubação deve ser feita uma vez ao ano para a reposição dos nutrientes. Inclusive, aqui vai uma dica para plantar espada-de-são-jorge: dê preferência aos adubos granulados e, principalmente, NPK 10-10-10, deixando o substrato úmido quando for colocá-lo na terra. Irrigação e iluminação Depois de ter ficado sabendo como plantar espada-de-são-jorge no vaso, o próximo passo é entender como cuidar para as folhas estarem sempre saudáveis.
Dois dos cuidados mais importantes são a irrigação e a iluminação. A espada-de-são-jorge prefere a meia-sombra. Isso significa que os vasos devem ser deixados em áreas iluminadas, mas que não recebam incidência solar direta. Inclusive, um ambiente iluminado por lâmpadas pode ser o suficiente para o desenvolvimento da planta. Agora, quanto à irrigação, saiba que a espada-de-são-jorge não gosta de água em excesso.
Por isso, lembre-se de sempre deixar a terra úmida, sem grandes poças d’água. Se você perceber que a sua planta cresceu demais depois de um tempo, vale trocar o vaso por um maior. Dessa forma, você evita que as raízes sufoquem.
Como escolher o melhor vaso para a decoração?
Agora que aprendeu como cuidar da espada-de-são-jorge, é importante saber qual é o melhor vaso para a verdinha. Por conta das folhagens altas e da tendência a crescer rapidamente, o mais indicado é comprar recipientes maiores, evitando a troca frequente. Outra dica importante é evitar plantá-la em jardins verticais. Afinal, a longa folhagem pode se “machucar” enquanto estiver crescendo. Assim, o ideal é colocar o seu vaso em suportes no chão e aproveitar a beleza natural da espada-de-são-jorge.