Projeto vai incentivar o melhoramento genético de bovinos em propriedades da agricultura familiar

Fonte: Assessoria

article 3

Uma iniciativa que está sendo desenvolvida junto a agricultores familiares do Rio Grande Sul vai disponibilizar aos produtores de genética bovina de qualidade superior. Trata-se do projeto Qualidade e Excelência em Genética Bovina Taurina para a Agricultura Familiar (Qualigen), uma parceria entre a Embrapa Pecuária Sul, a Federação dos Trabalhadores Rurais do RS (Fetag-RS) e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais dos municípios de Caçapava do Sul (RS) e Pinheiro Machado (RS). O protocolo de interesse entre as instituições envolvidas será assinado na 47ª Expointer, em Esteio (RS), no dia 29 de agosto.

Segundo a pesquisadora Vivian Dagnesi Timpani, da Embrapa Pecuária Sul,  o objetivo é disponibilizar aos produtores familiares material genético de reprodutores de raças taurinas com genética superior. O sêmen que será utilizado é proveniente de touros que são destaques nas provas de desempenho (Prova de Avaliação a Campo – PAC e Prova de Eficiência Alimentar – PEA) realizadas pela Embrapa Pecuária Sul nas raças Angus, Brangus, Hereford, Braford e Charolês.

Com isso, o projeto tem como objetivo promover o melhoramento genético em rebanhos de corte de produtores familiares, aumentando o retorno financeiro pela venda de animais e sêmen de animais, produtos de acasalamentos com touros de genética superior. De acordo com Vivian Dagnesi Timapani, nesse primeiro momento serão inseminadas 100 vagas em dois municípios, mas o objetivo é que seja estendido para produtores de outras regiões. “Queremos criar um melhoramento genético contínuo e a padronização racial dos rebanhos, agregando valor à produção desses estabelecimentos”, ressaltou um pesquisadora.

A iniciativa ainda tem como objetivo incentivar a utilização de ferramentas reprodutivas como Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), estimulando o uso de ferramentas reprodutivas e/ou os cruzamentos entre raças. Além disso, destaca Vivian Dagnesi Timpani, os produtores também serão capacitados em boas práticas de manejo, melhorando aspectos como nutrição e sanidade. “Para que um animal possa expressar toda uma genética, precisa estar em boas condições, com uma nutrição adequada e com boas condições sanitárias”.

A peculiaridade familiar tem como uma de suas características principais a sua relação com a natureza. Atualmente as áreas de maior preservação ambiental do estado são de pecuária familiar, especialmente dos campos nativos que são a base do sistema de produção desses produtores

Neste sentido, o Projeto Qualigen agrega mais uma frente nos esforços para a melhoria da pecuária do RS como parte da iniciativa da Embrapa Pecuária Sul e da Fetag/RS que desenvolve, em 2023, a Rede de Pecuária Familiar Agroecológica do Rio Grande do Sul. Esse trabalho tem como objetivos principais a qualificação dos produtores e técnicos de extensão e assistência técnica, o apoio de tecnologias e a construção coletiva de conhecimento, tendo como base a sustentabilidade econômica social e ambiental dos sistemas de produção desses pecuaristas.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.