A 2ª Reunião Nacional do Plano ABC+ foi palco para destacar os casos de sucesso do Programa Fazenda Pantaneira Sustentável, conduzido pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). Realizado nos dias 15 e 16 de maio no auditório Olacyr de Moraes, na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), em Brasília, o evento foi transmitido online pelo canal da Escola Nacional de Gestão Agropecuária no YouTube.
Coordenado pelo Sistema Famato em parceria com a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Embrapa Pantanal, o Programa Fazenda Pantaneira Sustentável tem como objetivo principal impulsionar o desenvolvimento econômico dos produtores rurais no bioma Pantanal mato-grossense, priorizando a sustentabilidade. De acordo com Marcelo Nogueira, supervisor da bovinocultura de corte da ATeG, o programa desempenha um papel fundamental na busca pelo equilíbrio entre a atividade rural e a preservação ambiental, visando garantir um Pantanal mais sustentável para as próximas gerações.
A reunião, promovida pela Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI) do MAPA, teve como propósito fortalecer os fundamentos do ABC+ e orientar a implementação do Plano de Ação Estadual (PAE), além de apresentar o Sistema de Informações do Plano ABC (SINABC), que oferece dados cruciais sobre pastagens degradadas e terminação intensiva.
Entre os participantes do evento, destacam-se Janice Elena Barddal, chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural – DDR-MT, e Linacis Roberta Pinho, presidente do Grupo Gestor Estadual do Plano ABC+MT.
Plano ABC+
O Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (ABC+) é uma iniciativa estratégica do Governo Federal, concebida pelo MAPA em 2010 e reformulada em 2023. Seu propósito é promover a redução das emissões de gases de efeito estufa na agricultura, em conformidade com a Política Nacional sobre Mudanças do Clima, ao mesmo tempo em que aprimora a eficiência na utilização de recursos naturais e fortalece a resiliência dos sistemas produtivos, permitindo a adaptação do setor agropecuário às mudanças climáticas.