Os destaques positivos da produtividade são das regiões de São José do Rio Preto e Araçatuba, que tiveram ganho de mais de 20%. Já a região de Mato Grosso do Sul registrou perda de produtividade de aproximadamente 2%. No acumulado desta safra (abril a julho), a produtividade no Centro Sul também é superior à observada no ciclo anterior na maioria das regiões. A variação da média é de 2,5% de ganho.
Qualidade
A qualidade da matéria-prima (ATR) colhida no mês de julho foi superior em praticamente todas as regiões do Centro-Sul se comparada à de 2021. Na média, os canaviais do Centro-Sul estão cerca de 1 a 2 quilos de ATR/ton a menos ou a mais do que na safra passada. Minas Gerais obteve o maior ganho em julho, com 7% a mais do que na safra passada.
No acumulado dos quatro primeiros meses desta safra, porém, a qualidade da matéria-prima, se comparada ao mesmo período do ciclo anterior, é inferior em praticamente todos os estados, com destaques negativos nos estados de Mato Grosso do Sul e Paraná.
Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra.
O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!