Produção de álcool contribui para queda na indústria em outubro, aponta IBGE

Fonte: CenarioMT

usina etanol

A produção industrial brasileira registrou recuo de 0,2% em outubro, conforme dados divulgados na quarta-feira (6) pela Pesquisa Industrial Mensal Brasil, do IBGE. Apesar da retração no mês, o setor acumula avanço de 5,8% em relação a outubro de 2022, marcando o quinto mês consecutivo de crescimento nessa base de comparação. No acumulado do ano, a produção industrial subiu 3,4%.

O desempenho mantém a indústria 2,6% acima do nível pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020, mas ainda 14,4% abaixo do recorde histórico alcançado em maio de 2011.

Entre os fatores que pressionaram a queda de outubro, destaca-se a retração de 2% na produção de álcool, que havia crescido 4,7% em setembro. O segmento foi um dos principais responsáveis pelo desempenho negativo no mês.

Por outro lado, entre as 25 atividades industriais monitoradas, 19 apresentaram crescimento na produção. Destaques positivos incluem o setor de confecção de artigos do vestuário e acessórios, com alta de 14,1%, e o ramo de produtos diversos, que cresceu 7,4%. O segmento de veículos automotores, reboques e carrocerias também exerceu influência positiva.

Os resultados refletem a heterogeneidade do desempenho industrial, com alguns setores em expansão enquanto outros enfrentam desafios, como o de biocombustíveis, em meio a oscilações de mercado.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.