Os preços do trigo continuam firmes no mercado nacional, especialmente no Rio Grande do Sul, de acordo com dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). A principal razão para essa sustentação de valores é a retração dos vendedores, que têm limitado a oferta no mercado spot, observando o ritmo mais acelerado das exportações nestas primeiras semanas de 2025.
Enquanto isso, os compradores domésticos tentam pressionar os preços para baixo, mas sem sucesso significativo. Esses agentes estão atentos ao fluxo das importações, que também apresenta um volume elevado, influenciando a dinâmica do mercado interno.
No segmento de derivados do trigo, os valores do farelo de trigo, tanto a granel quanto ensacado, e das farinhas registraram alta na primeira semana de fevereiro. Esse movimento de valorização está diretamente ligado ao aumento da demanda, consolidando a tendência de firmeza nos preços do setor.
O mercado segue acompanhando o comportamento dos vendedores e compradores, com atenção especial às exportações e importações, que devem continuar influenciando a formação dos preços no curto prazo.