Preços do óleo de soja sobem, impulsionando cotações da soja em grão

Fonte: CenárioMT

Processamento de soja em Mato Grosso alcança recorde no primeiro semestre de 2024

Os preços do óleo de soja registraram um aumento significativo na última semana, proporcionando suporte às cotações da soja em grão. De acordo com pesquisadores do Cepea, essa alta no coproduto está relacionada à firme demanda doméstica, que vem tanto das indústrias alimentícias quanto do setor de biodiesel.

Além disso, a competição entre compradores internos e externos pelo óleo de soja brasileiro se intensificou nos últimos dias. Consumidores estrangeiros têm redirecionado suas aquisições do derivado para o Brasil, em consequência da recente greve nas indústrias esmagadoras na Argentina, o que limitou a oferta daquele país.

[Continua depois da Publicidade]

Um levantamento do Cepea revelou que o preço do óleo de soja posto na região de São Paulo, com 12% de ICMS, alcançou, na última quinta-feira, 8 de agosto, o maior valor nominal desde 10 de março de 2023, fechando a R$ 6.353,95 por tonelada.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .