Os preços do milho no mercado spot brasileiro mantiveram-se firmes na última semana, de acordo com levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). Esse comportamento de mercado é impulsionado principalmente pela retração de parte dos vendedores, que estão atentos às valorizações nos portos e aos possíveis repasses dessas elevações para o mercado interno.
Muitos produtores têm optado por aumentar as cotações pedidas em novos negócios, aproveitando o cenário favorável, enquanto outros focam suas vendas exclusivamente em lotes destinados à exportação. Do lado da demanda, alguns consumidores já estão enfrentando dificuldades em realizar novas aquisições devido aos preços elevados.
As expectativas do Cepea apontam para um aumento nos embarques de milho nas próximas semanas, o que pode reduzir a disponibilidade interna do grão. Mesmo com uma produção menor na safra 2023/24, o excedente interno ainda é considerado elevado, mas a tendência de crescimento nas exportações pode influenciar a oferta e os preços do milho no mercado nacional.