Preços do boi gordo recuperam em julho com baixa oferta de animais

Fonte: CenárioMT

O rebanho bovino atual de Mato Grosso é de 34,3 milhões de animais. Região oeste é onde está concentrada a maior parte da criação de bois. (Foto: Tchélo Figueiredo/Secom)

O Indicador do Boi Gordo CEPEA/B3 tem mostrado uma recuperação significativa na parcial de julho, retornando ao patamar de R$ 230. Pesquisadores do Cepea atribuem esse aumento à baixa oferta de animais a pasto, o que tem gerado reajustes positivos nos preços. Além disso, os preços da carne também apresentaram reação, impulsionados pela diminuição no volume de animais prontos para abate e um leve aumento no consumo doméstico.

Apesar da recuperação observada em julho, o acumulado do primeiro semestre de 2024 ainda registra quedas nas cotações do boi e de outras categorias de animais. Essa tendência de queda é reflexo da disponibilidade recorde de carne bovina no mercado. Segundo cálculos do Cepea, baseados em suas próprias estimativas de produção e em dados do IBGE e da Secex, o volume de carne disponível no mercado brasileiro de janeiro a junho superou em 14,43% o do mesmo período do ano passado, alcançando uma marca histórica de cerca de 3,58 milhões de toneladas.

[Continua depois da Publicidade]

Essa alta disponibilidade de carne bovina no primeiro semestre exerceu pressão sobre os preços, mas a recente recuperação sugere um ajuste no mercado, com expectativas de preços mais firmes diante da menor oferta de animais e do incremento na demanda interna.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .