Preços do arroz em casca permanecem firmes no Rio Grande do Sul

Fonte: CenárioMT

É mentira que arroz importado terá agrotóxicos proibidos no Brasil

Os preços do arroz em casca seguem estáveis no mercado do Rio Grande do Sul, impulsionados principalmente pela demanda de estados como São Paulo, Santa Catarina e Goiás. De acordo com pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), a disputa entre compradores e vendedores tem limitado tanto as comercializações no mercado spot quanto as variações significativas nos preços.

Atualmente, a média do Indicador CEPEA/IRGA-RS, que mede o preço do arroz com 58% de grãos inteiros e pagamento à vista, mantém-se em torno de R$ 117 por saca de 50 kg. Os produtores, embora estejam relativamente retraídos em novas negociações, permanecem atentos às suas necessidades de caixa, especialmente com a proximidade dos vencimentos de custeio.

As indústrias, por outro lado, continuam focadas na paridade de importação, ajustando-se após as grandes variações de preços observadas no atacado nos últimos meses. Esse cenário tem mantido os preços firmes, apesar das pressões externas e internas no mercado de arroz.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.