Preços do arroz em casca mantêm estabilidade no Rio Grande do Sul

Fonte: CenárioMT

É mentira que arroz importado terá agrotóxicos proibidos no Brasil

Os preços do arroz em casca têm registrado pequenas oscilações nas regiões acompanhadas pelo Cepea no Rio Grande do Sul. O Indicador CEPEA/IRGA-RS (58% de grãos inteiros e pagamento à vista) tem se mantido em torno de R$ 112,00 por saca de 50 kg desde o dia 13 deste mês. De acordo com pesquisadores do Cepea, esse suporte de preço está vinculado à resistência dos vendedores e a uma leve melhora na demanda, especialmente no mercado externo.

Os orizicultores estão aguardando uma possível valorização do arroz em casca devido ao aumento da procura por parte das tradings e à recente alta do dólar, que favorece a exportação e dificulta a importação. Por outro lado, as unidades de beneficiamento estão sendo ligeiramente cautelosas, ofertando apenas em casos de necessidade imediata de reposição de estoques, segundo os pesquisadores do Cepea.

Essa dinâmica de mercado, onde a resistência dos produtores e a demanda externa se contrapõem à cautela das beneficiadoras, tem contribuído para a estabilidade dos preços do arroz em casca no Rio Grande do Sul.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.