Os preços do arroz em casca no Rio Grande do Sul, principal estado produtor do grão, seguem com oscilações dentro de um pequeno intervalo nos últimos dois meses. Contudo, uma leve tendência de alta vem sendo observada desde maio deste ano.
Entre os dias 13 e 19 de setembro, o Indicador CEPEA/IRGA-RS alcançou a maior média em 16 semanas, registrando R$ 118,91 por saca de 50 kg, apenas 1,5% abaixo da cotação da última semana de maio, que foi uma das mais elevadas de 2024.
De acordo com levantamentos do Cepea, o mercado do arroz em casca permanece com baixa liquidez, reflexo da “queda de braço” entre compradores e vendedores. De um lado, produtores esperam por um aumento mais expressivo nos preços. Do outro, as indústrias de beneficiamento indicam dificuldades na comercialização do arroz beneficiado, o que as leva a resistir à compra do produto a valores mais altos.
Esse impasse no mercado pode manter os preços oscilando nos próximos dias, mas a tendência altista, impulsionada pela expectativa de valorização do arroz em casca, continua sendo acompanhada com atenção por agentes do setor.