Preços da mandioca caem 8,5% em quatro semanas

Fonte: Assessoria Cepea

As cotações da mandioca seguem em queda, conforme apontam levantamentos do Cepea. Segundo o Centro de Pesquisas, a pressão vem da oferta crescente, com produtores buscando se capitalizar, e da demanda arrefecida, visto que parte da indústria de fécula ainda não retomou totalmente as atividades de esmagamento.

Além disso, as expectativas baixistas, tanto do lado vendedor quanto comprador, também têm influenciado nas decisões pela comercialização. Na última semana, a média nominal a prazo da tonelada de mandioca posta fecularia foi de R$ 639,65 (R$ 1,1124 por grama de amido), recuo de 2,2% em relação ao período anterior.

Em quatro semanas, a desvalorização acumulada é de 8,5%. Já no comparativo com um ano atrás, a média atual fica 13% acima, em termos reais (utilizando o IGP-DI como deflator).

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .