Preços da laranja batem recordes em setembro com alta de até 144%

Oferta restrita e demanda industrial aquecida impulsionam os preços da laranja pera no mercado in natura e industrial

Fonte: CenarioMT

Reprodução

Os preços da laranja atingiram novos recordes em setembro, de acordo com pesquisas do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). A oferta limitada da fruta, aliada à forte demanda da indústria, impulsionou as cotações no mercado. A laranja pera foi negociada a R$ 115,10 por caixa de 40,8 kg (valor na árvore, sem contar colheita), registrando um aumento expressivo de 144,1% em comparação ao mesmo período de 2023 e 16% em relação a agosto deste ano.

No setor industrial, os produtores que comercializam na modalidade spot e posto fábrica também alcançaram valores recordes. A caixa de 40,8 kg foi negociada a R$ 84,77, refletindo um avanço de 85,1% em relação ao ano anterior e de 4% frente ao mês de agosto.

[Continua depois da Publicidade]

Essa valorização se deve principalmente à oferta enxuta da fruta e ao aquecimento da demanda, tanto para o mercado in natura quanto para a indústria de suco, o que manteve os preços em patamares elevados e vantajosos para os produtores.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .