Preços da cebola disparam em Santa Catarina com fim da safra e queda na oferta

Fonte: CenarioMT

Preço da batata e da cebola cai em julho e alivia bolso do consumidor, aponta Conab (Foto: Divulgação)

Os preços da cebola registraram forte alta na última semana nas regiões catarinenses de Ituporanga e Lebon Régis, conforme levantamento da equipe Hortifrúti/Cepea. O aumento está diretamente ligado à baixa oferta nacional, uma vez que ambas as regiões estão encerrando a safra, com estoques praticamente esgotados. A situação se agrava com a dificuldade na entrada de cebolas importadas, sobretudo da Argentina.

Entre os dias 12 e 16 de maio, a cebola roxa em Ituporanga foi comercializada a R$ 2,67/kg na roça, valor 43,7% superior ao da semana anterior. Já em Lebon Régis, o preço da cebola beneficiada (caixa de 20 kg, tipo 3) saltou 50% no período, alcançando R$ 60,00 por saca.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo os pesquisadores, as duas praças devem encerrar oficialmente as atividades de colheita e comercialização até o fim de maio, o que pode manter a pressão sobre os preços nas próximas semanas, caso a oferta de outras regiões ou do mercado externo não se normalize.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .