Preços da carne de frango se recuperam em agosto com demanda aquecida, aponta Cepea

Após queda em julho, mercado interno impulsiona alta, enquanto exportações permanecem enfraquecidas

Fonte: CenarioMT

Ministério da Agricultura e Pecuária destaca vocação brasileira na exportação de carne de frango -

Os preços médios da carne de frango no Brasil encerraram o mês de agosto em recuperação, após uma queda observada em julho. De acordo com pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), esse aumento é impulsionado principalmente pela demanda interna aquecida, especialmente durante a primeira quinzena do mês, período que coincide com o recebimento de salários pelos consumidores.

Além da demanda aquecida, a menor disponibilidade interna de carne de frango também contribuiu para a elevação dos preços. No caso do frango vivo, o cenário foi semelhante: o aumento na procura e a oferta reduzida do animal ajudaram a alavancar as cotações no mercado doméstico.

Contrariando o movimento positivo no mercado interno, as exportações brasileiras de carne de frango in natura seguem em ritmo enfraquecido, mostrando uma dinâmica distinta em relação ao mercado nacional. A continuidade desse cenário pode refletir na estratégia de comercialização dos produtores brasileiros, que poderão focar mais no atendimento da demanda doméstica diante do cenário externo menos favorável.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.