O mercado de ovos segue registrando altas expressivas em fevereiro, alcançando preços recordes em termos reais, segundo levantamento do Cepea. A combinação de baixa disponibilidade do produto no mercado interno e demanda aquecida impulsionou as cotações na maior parte do mês.
Mesmo com a desaceleração das vendas nesta semana – comportamento típico para o período –, a oferta reduzida tem sustentado os preços nas principais praças acompanhadas pelo Cepea. Além disso, a nova onda de calor que atinge várias regiões do país preocupa o setor, devido aos possíveis impactos na produção, na qualidade e na durabilidade dos ovos.
Entre os dias 12 e 19 de fevereiro, o preço do ovo branco a retirar (FOB) em Santa Maria de Jetibá (ES) avançou 1,1%, chegando a R$ 236,21 por caixa na quarta-feira (19). Já os ovos vermelhos tiveram uma valorização ainda maior, de 5%, atingindo R$ 276,54 por caixa. Ambas as médias são recordes diários reais da série do Cepea, considerando os dados deflacionados pelo IGP-DI de janeiro de 2025.