Preço do açúcar cristal se mantém firme em julho, apesar de cenário global de excedente

Fonte: CenarioMT

Mesmo diante de fundamentos baixistas no mercado internacional, como as previsões de excedente mundial para esta e a próxima safra, os preços do açúcar cristal no mercado spot de São Paulo seguem sustentados no início de julho. Segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), o produto está sendo comercializado em torno de R$ 116 por saca de 50 kg.

De acordo com o Cepea, representantes de usinas demonstram firmeza na defesa dos valores, o que tem limitado recuos mais expressivos no mercado interno. A preocupação maior do setor, no entanto, é com o custo de produção, já que o preço do açúcar cristal acumulou queda de 12,71% apenas em junho, conforme o Indicador CEPEA/ESALQ (cor Icumsa 130-180).

[Continua depois da Publicidade]

As recentes baixas acendem um alerta para a rentabilidade do segmento, especialmente diante da perspectiva de aumento na oferta global, o que pode exercer pressão adicional sobre os preços nos próximos meses.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .