Preço da mandioca registra oitava queda consecutiva, mas ainda supera média de 2024

Fonte: CenarioMT

Levantamento do Cepea aponta que os preços da mandioca seguem em trajetória de queda, reflexo de uma maior oferta da raiz em meio à redução da demanda por parte das fecularias. Na última semana, o valor médio nominal a prazo para a tonelada posta fecularia foi de R$ 525,20, o que equivale a R$ 0,9134 por grama de amido. A retração é de 2,2% frente ao período anterior e já acumula uma desvalorização de 2,9% nas últimas quatro semanas.

Apesar das quedas recentes, a média atual ainda é 15,2% superior ao registrado em igual intervalo do ano passado, considerando valores reais deflacionados pelo IGP-DI.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo o Cepea, os produtores estão divididos entre a comercialização da safra atual e o plantio visando a temporada 2025/26, o que eleva a disponibilidade do produto no mercado em um momento de demanda enfraquecida pela matéria-prima. Esse comportamento tem exercido pressão contínua sobre os preços.

Com o cenário de queda prolongada, o mercado monitora a resposta dos mandiocultores quanto à intensidade de novos plantios e à estratégia de venda do restante da produção atual, o que pode influenciar os preços nas próximas semanas.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .