Preço da mandioca atinge maior avanço desde outubro, aponta Cepea

Fonte: CenarioMT

O mercado da mandioca iniciou setembro em alta, impulsionado pela retração na oferta de raízes. Enquanto parte dos produtores preferiu segurar as entregas devido à baixa rentabilidade das lavouras mais novas, com até 15 meses, outros reduziram o volume disponibilizado em função do clima seco predominante nas principais regiões acompanhadas pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).

Esse movimento conjunto limitou ainda mais a disponibilidade de matéria-prima e sustentou a valorização dos preços. Entre os dias 1º e 5 de setembro, a média semanal da tonelada de mandioca posta fecularia alcançou R$ 467,43 a prazo, o equivalente a R$ 0,8129 por grama de amido. O valor representa uma alta de 2,9% em relação à semana anterior, sendo o maior avanço registrado desde o fim de outubro do ano passado.

Apesar da recuperação, o cenário ainda reflete desafios em termos de rentabilidade. Comparado ao mesmo período de 2024, o preço atual está 18,4% abaixo em termos reais, considerando o deflacionamento pelo IGP-DI.

A expectativa do setor é de que o comportamento do clima e o ritmo de colheita das áreas mais velhas sejam determinantes para os próximos movimentos de preço, tanto no campo quanto nas indústrias de fécula.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .