Plantio de soja no Mato Grosso do Sul começa de forma lenta em meio a condições climáticas desfavoráveis

Fonte: CenárioMT

Chuvas abaixo da média podem prejudicar plantio de soja em Mato Grosso
Plantio de soja no Mato Grosso do Sul começa de forma lenta em meio a condições climáticas desfavoráveis

Produtores de soja em Dourados, no sul de Mato Grosso do Sul, estão enfrentando dificuldades para avançar no plantio da safra 2024/25. De acordo com informações do departamento técnico da Coperplan, apenas 5% dos 223 mil hectares previstos foram cultivados até agora. As condições climáticas atuais, com tempo quente e seco, estão atrasando a continuidade dos trabalhos, especialmente em áreas de várzea e irrigadas.

A maioria dos agricultores está aguardando a chegada das chuvas, previstas para amanhã, para retomar o plantio. Apesar do atraso, os produtores permanecem dentro da janela ideal e esperam que, com a regularização das chuvas, o desenvolvimento da safra ocorra sem maiores prejuízos.

Expectativas para a safra 2024/25

Segundo levantamento da Safras & Mercado, a área destinada ao cultivo de soja no Mato Grosso do Sul deve atingir 4,35 milhões de hectares, representando um aumento de 1,9% em relação ao ciclo anterior. Até o dia 4 de outubro, apenas 4% da área total foi plantada, comparado a 6% no mesmo período de 2023.

Com uma expectativa de produção de 15,582 milhões de toneladas, um aumento de 19,3% em relação à safra passada, os produtores esperam um rendimento médio de 3.600 quilos por hectare, superando o desempenho registrado no ciclo anterior.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.