Existem plantas que dão um ar bucólico para os jardins e são um charme a mais para a casa. Por isso, se você está pensando em montar um jardim vertical na sua casa, não deixe de aprender mais sobre as plantas trepadeiras. Além de serem lindas e decorarem a sua casa, muitas espécies são fáceis de cultivar. Essas maravilhosas plantas são bastante variadas, por isso, fique de olho nas opções que vamos citar abaixo.
Alamanda
A Alamanda é uma trepadeira que pode ser usada em pergolados, caramanchões, portões e muros, por isso, é muito versátil. Ela também é conhecida como Dedal de Dama ou Carolina. Essa é uma das plantas trepadeiras mais cultivadas devido às suas flores, que podem ser amarelas, brancas, rosa, vermelhas ou roxas. Como ela floresce o ano todo, é uma ótima opção para jardins! Mas a planta tem um porém: ela é tóxica.
Toxicidade da Alamanda
A Alamanda é altamente tóxica, e não somente na seiva. Toda a planta é potencialmente capaz de causar intoxicações. Existem relatos de pessoas que tiveram contato com a planta e tiveram irritações na pele. Além disso, caso algum animal ou criança ingira alguma parte da planta, pode ter alterações gastrointestinais, como vômitos, cólicas intestinais, diarreias, náuseas e dores abdominais. Inclusive, seu nome científico é Alamanda cathartica, devido a esse efeito catártico.
Propagação da Alamanda e cuidados com a planta
A Alamanda, apesar de ser uma planta trepadeira, não é considerada invasiva, pois não se alastra como as outras desse tipo. A sua propagação pode ser feita por estaquia ou sementes. Ela gosta da luz solar direta, e as regas devem ser frequentes, mas sem deixar o solo encharcado. A poda deve ser realizada durante os meses finais do inverno e início da primavera.
Jade Azul
A Jade Azul, cujo nome científico é Strongylondon macrobothrys, é uma das plantas trepadeiras mais lindas que existem! Originária das Filipinas, traz em suas cores a beleza do lugar. O azul de suas flores é tão vibrante e vivo que encanta a todos. Ela é indicada para pergolados e cercas vivas. A meia-sombra que ela produz em si mesma garante as condições ideais de luminosidade, calor e umidade que ela precisa. Com as regas frequentes, sua parte sombreada auxilia na manutenção desse clima para a verdinha.
Cuidados com a Jade Azul
O melhor dessa trepadeira é que ela não é exigente quanto ao solo, como as outras plantas que florescem em abundância. Ela gosta de uma terra mais compactada e um pouco mais argilosa. Isso porque ela precisa de cálcio e magnésio para atingir sua plena fertilidade, e os solos argilosos são ricos nesses minerais. Para cultivá-la, a recomendação é em torno de 20%, seja de terra argilosa, que pode ser substituída por tijolo moído, ou argila expandida moída. Uma boa mistura de substrato para ela é 50% de húmus, 20% de terra argilosa e 20% de areia.
O ideal é plantar a muda em um vaso de 10 litros e, depois de um ano, transplantá-la para o local definitivo. A floração demora de um a três anos para ocorrer, por isso, paciência: vai valer a pena!
Rosa Trepadeira
A Rosa Trepadeira é uma trepadeira com rosas em cachos. Dá para imaginar algo mais romântico? Se você está procurando uma planta trepadeira de clima frio, essa é a mais indicada. Porém, para cultivá-la, você precisa de arcos de sustentação ou treliças, já que os galhos não aguentam muito peso. Além disso, as flores só aparecem durante a primavera e o outono.
Os seus galhos são flexíveis, o que possibilita moldar a planta conforme o que se quer no jardim. As podas de manutenção e limpeza devem ser frequentes, e a poda drástica é recomendada de tempos em tempos. Heras As Heras são um grande número de trepadeiras do gênero Hera sp. Elas variam no tamanho e coloração de suas folhas. São muito bonitas, de fácil cultivo, e se adaptam a diversos climas. Elas são plantas trepadeiras muito versáteis.
Podem ser plantadas tanto em áreas externas quanto internas, pendentes ou presas a estacas ou pergolados e caramanchões.
Ipomeia Rubra
A Ipomeia Rubra é mais um dos tipos de plantas trepadeiras que você não pode deixar de fora da sua lista. É possível vê-la bem desenvolvida já no primeiro ano de cultivo. Com lindas flores rosa no meio das folhagens, essa trepadeira é uma linda adição à decoração. Contudo, é importante ter alguns cuidados quanto às suas necessidades: ela é sensível ao frio e precisa de regas frequentes.
Unha de Gato
Bem abundante e comum nos muros de casas, a Unha de Gato não poderia ficar de fora da lista. Mesmo que prefira um ambiente que receba sol durante todo o dia, ela também consegue crescer plenamente à meia-sombra. Por outro lado, não é uma boa ideia colocá-la como revestimento de paredes. Isso porque essa é uma das trepadeiras que concentra grandes quantidades de água, deixando o local bem úmido.