Plantando melão em casa

Fonte: CenárioMT

Imagem do WhatsApp de 2024 10 21 as 19.30.06 49c1848e
Karla Neto

Melão é uma fruta provavelmente nativa do Oriente Médio. Existem inúmeras variedades cultivadas em regiões semiáridas de todo o mundo, todas apresentando frutos mais ou menos esféricos, com casca espessa e polpa carnosa e suculenta, com muitas sementes achatadas no centro.

A cor e textura da casca dependem de acordo com o espécie de melão cultivada, bem como o seu sabor. O produtor rural que deseja iniciar uma safra deste fruto deve estar atento aos fatores que podem interferir na qualidade do produto.

Dicas para iniciar a plantação de melão

Imagem do WhatsApp de 2024 10 21 as 19.31.02 04bea559
Karla Neto

Preparo do solo

Para que o meloeiro seja plantado é preciso que o produtor prepare o solo através da aração com profundidade de 30 cm e gradeação no sentido oposto ao da aração. Para fazer este preparo, o fruticultor pode optar pelo uso de tratores ou tração animal. Como o plantio do melão pode ser feito através de covas, não é necessário que seja feito o desterroamento, tendo em vista que o cultivo precisa que sua ramificação seja protegida do vento durante todo o período de crescimento. Outras formas de proteger a ramificação são através da cobertura morta vegetal e de turrões que irão proteger a planta.

Plantio

Para que o meloeiro tenha espaço para crescer e se desenvolver, é recomendado que o plantio seja feito com um espaçamento de 2 x 0,5 m e com apenas uma planta por cova. Para plantar melão geralmente a forma mais usada é através da semeadura direta, utilizando o sulco de irrigação e semeadura a favor do vento. Desbaste O desbaste consiste no processo de seleção das plantas vigorosas e descarte das plantas raquíticas, com a intenção de que a cova fique com uma planta. Este procedimento exige muita atenção do produtor rural e só deve ser feito quando o meloeiro estiver com quatro folhas definitivas. Aqui é feito também a condução das folhas, atividade que consiste na retirada dos ramos dos sulcos de irrigação, tendo por finalidade facilitar as capinas, pulverização, adubação e colheita. Outra vantagem da condução dos ramos é evitar o contato direto entre o fruto e a água. Recomenda-se que este processo seja feito nos 30 primeiros dias após o plantio.

Irrigação

O processo de irrigação é indispensável para qualquer tipo de cultura. Todavia, cada alimento tem a sua própria necessidade de água. No caso do melão, este é um fruto que não gosta de alta umidade e nem que suas hastes e filhas fiquem molhadas, em especial no período de floração. Durante o processo de desenvolvimento do meloeiro, mais especificamente da semeadura à emergência, as regas devem ser diárias e de baixa intensidade. Entre o período de emergência e início da frutificação, a intensidade da irrigação deve ser maior, porém a frequência deve ser reduzida gradativamente. Durante a colheita, as regas devem ser apenas o suficiente para que a planta não fique murcha. Devido as necessidades específicas do meloeiro quanto a irrigação, recomenda-se que o sistema de regas seja feito através do gotejamento ou sulco. Através destas técnicas é possível que o fruticultor tenha uma controle maior quanto à quantidade de água fornecida para a planta.

Colheita

A colheita dos melhores geralmente é realizada entre os 0 e 80 dias depois do plantio. Isto porque é nesta fase que o teor de açúcar da fruta está maior que 9º Brix, bem como é perceptível a presença de frutos amarelos e uniformes. A recomendação aqui é de que o produtor não colha os frutos que estão esverdeados e nem aqueles muito amarelados.