Pesquisadores desenvolvem milho híbrido tolerante a lagartas e herbicida glifosato

Segundo a pesquisa, a nova cultivar é apta para cultivo em todo o Brasil

Fonte: CenárioMT com informações Embrapa

novo hibrido milho XB 3042 VTPRO2
Foto: Embrapa

Em breve, produtores rurais de todo o país terão à disposição um híbrido de milho transgênico que é tolerante a lagartas e ao herbicida glifosato. O XB 3042 VTPRO2 é fruto de pesquisa feita em conjunto pela Embrapa e por uma empresa de pesquisa e melhoramento genético situada no interior de São Paulo.

Segundo os pesquisadores, essa combinação de características torna a cultivar altamente versátil, possibilitando o seu uso em diversos ambientes de cultivo em todo o Brasil.

O novo híbrido facilita o controle de insetos-praga que frequentemente prejudicam as lavouras de milho. A redução no uso de herbicidas tem impacto positivo no meio ambiente. Outro ponto positivo é a facilidade no manejo da lavoura e eficiência na produção.

Os resultados da pesquisa mostram que o novo híbrido apresenta elevado rendimento de grãos, ciclo precoce, boa sanidade foliar e de espigas. Plantas saudáveis e livres de doenças têm maior potencial produtivo e são mais resistentes a estresses ambientais, garantindo uma maior estabilidade na produção. Todas essas características ajudam os agricultores que desejam cultivar duas safras em um único ano, conhecidas como primeira safra e safrinha.

O novo híbrido foi lançado na feira Semiárido Show. Com o tema “Ciência e Tecnologia Promovendo o Desenvolvimento”, a 10ª edição do evento acontece de 1º a 4 de agosto de 2023 em Petrolina (PE).

O Semiárido Show é uma feira de inovação tecnológica voltada para agricultura familiar do Semiárido brasileiro. O objetivo é possibilitar e facilitar o acesso aos conhecimentos, informações e tecnologias desenvolvidos pela Embrapa e instituições parceiras.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.