Na manhã desta quarta-feira (26), durante o Show Safra Mato Grosso, um dos eventos mais aguardados do agronegócio brasileiro, a pesquisadora da Fundação Rio Verde, Maira Fontanela, trouxe como tema a pesquisa – “Nematoides no sistema de produção: dinâmica populacional e resultados de pesquisa”.
Em sua apresentação, a pesquisadora trouxe os resultados da safra 2024/2025 envolvendo o impacto dos nematoides nos sistemas de produção agrícola.
Entre os nematoides encontrados nas pesquisas estão os de lesões radiculares (gênero Pratylenchus e Helicotylenchus) e os nematoides sedentários, que são pragas que penetram as raízes de plantas e se fixam para se alimentar, como por exemplo Meloidogyne incognita, M. javanica, M. enterolobii, Rotylenchulus reniformis e Heterodera glycines.
Durante sua apresentação, Maira destacou a importância de entender o ciclo de vida dos nematoides para desenvolver estratégias eficazes de manejo. “Compreender a dinâmica populacional é fundamental para implementar práticas que minimizem os danos causados por essas pragas”, afirmou a pesquisadora.
De acordo com Maira essa apresentação tem grande importância na tomada de decisão do produtor e principalmente para que ele possa entender o cenário e as ferramentas de controle de pragas.
“Outro ponto importante da palestra é que trouxemos algumas opções de ferramentas de controle cultural, genética, química, biológica e manejo de solo. Apresentamos quais nematoides apareceram primeiro e quais sobressaíram depois do desenvolvimento da cultura da soja. Nossas pesquisas têm como foco contribuir para que o produtor consiga fazer um manejo assertivo”, afirmou ela.
O Show Safra Mato Grosso, organizado pela Fundação Rio Verde, se consolidou mais uma vez como um espaço vital para o compartilhamento de conhecimento e inovações no campo.
“Nós do Laboratório de Nematologia da Fundação estamos de portas abertas para receber produtores e consultores com alguma dúvida para orientação”, declarou ela.