Participação de fêmeas no abate de bovinos em Mato Grosso cai pela primeira vez em 2024

Fonte: CenárioMT

Indea divulga atualização de estoque de bovinos; MT se mantém na liderança com maior rebanho do país
Em 2023 Mato Grosso abateu 400 mil matrizes a mais do que em 2022, o que resultou em queda no número de animais bovinos. - Foto por: Tchélo Figueiredo/Secom

Em junho de 2024, pela primeira vez no ano, a participação de fêmeas no abate total de bovinos em Mato Grosso ficou abaixo de 50%, de acordo com o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT). No mês, o estado enviou 600,74 mil bovinos para o abate, um volume 4,26% menor em comparação a maio de 2024.

A participação de fêmeas no abate total de bovinos foi de 49,72%, o menor índice dos últimos seis meses e 1,78 pontos percentuais abaixo do registrado em junho de 2023. A variação anual dos abates de fêmeas também mostrou uma redução, ficando em +11,57% em junho de 2024 em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando o indicador estava em torno de 36%.

Apesar de a participação de fêmeas em 2024 estar acima da média histórica, a intensidade dos abates vem diminuindo, indicando uma transição no ciclo pecuário deste ano. Esta retração na participação de fêmeas e na variação anual reforça a mudança no ciclo pecuário, com uma possível diminuição na oferta de animais para as indústrias de Mato Grosso no curto prazo.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.