“Adubos Orgânicos, Sólidos e líquidos”, será tema de uma palestra e treinamento que acontecerá no dia 13 de novembro no município. A iniciativa é da Prefeitura Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e conta com parceria da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).
Essa é a segunda vez que Rodrigo Leschewitz, servidor da Empaer, ministra curso em Lucas do Rio Verde, voltado para capacitação de pequenos agricultores e comunidade em geral. A programação conta com abertura e parte teórica no auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal, das 8h às 11h. Já a parte prática do treinamento será das 13h30 às 16h, no Museu do Cerrado
Ainda na parte da manhã será disponibilizada na parte externa do Paço Municipal uma feirinha com comercialização de frutas, verduras e legumes.
A intenção é incentivar os pequenos produtores e comunidade em geral a desenvolver a compostagem a partir do treinamento oferecido.
“Hoje se nós usarmos o lixo orgânico corretamente, com certeza nós deixaremos de enterrar dinheiro. Podemos produzir adubos e insumos para a agricultura familiar e consequentemente diminuir esse custo que nós temos de levar o resíduo orgânico ao aterro sanitário da Primaverinha. Então a ideia nossa é essa, e as escolas são extremamente importantes neste processo de educação ambiental”, acrescenta o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes.
Atualmente várias escolas municipais já desenvolvem projetos de compostagem. “Os diretores já estão trabalhando com isso e mostrando as crianças como faze a melhoria que causa ao meio ambiente”, observa Paulo.
“Nós temos um outro projeto que estamos iniciando também agora que é o projeto lixo zero, onde nós vamos trabalhar em todas as escolas, sejam elas particular, municipal, estadual para que a gente possa dar um destino correto ao resíduo orgânico”, finaliza o secretário.