Oscilações nos valores do trigo no Brasil são marcadas por oferta reduzida

Fonte: CenarioMT

Mapa publica preços mínimos para o trigo em grãos e semente de trigo da safra 2024/2025

Os preços do trigo em grão no Brasil continuam apresentando pequenas oscilações, influenciados principalmente pelas condições de oferta e demanda regionais. Segundo pesquisadores do Cepea, apesar dessas variações, as altas prevalecem, reflexo do volume reduzido de trigo disponível no mercado spot, especialmente de maior qualidade.

Em relação às estimativas, a Conab divulgou neste mês uma previsão de produção de trigo no Brasil para a temporada de 2024, estimada em 8,81 milhões de toneladas. Esse volume representa um aumento de 8,8% em relação à safra finalizada em 2023, indicando uma perspectiva de crescimento na produção nacional.

No cenário mundial, dados do USDA apontam uma produção global de trigo de 796,878 milhões de toneladas para 2024/25, uma ligeira queda de 0,2% em relação ao relatório anterior, mas ainda 0,8% acima da safra de 2023/24. A previsão de consumo mundial é de 804,9 milhões de toneladas, 0,7% maior que na temporada anterior, superando a produção estimada.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.