Operação conjunta apreende produtos de uso veterinário e para alimentação animal no Rio Grande do Sul e em São Paulo

Foram apreendidos mais de 15 mil produtos de uso veterinário irregulares e 98 produtos irregulares para uso na alimentação animal

Fonte: CenarioMT

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em conjunto com a Polícia Civil, realizou, nesta semana, a Operação Ronda Agro XV do Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (Vigifronteira). A ação, que tem o objetivo de combater as irregularidades com mercadorias agropecuárias, ocorreu nos municípios de Franca e São José do Rio Preto, no Estado de São Paulo, e Carazinho e Palmeira das Missões, no Rio Grande do Sul.

Ao todo foram apreendidos 15.862 produtos de uso veterinário irregulares, dos quais 632 eram provenientes do contrabando e 98 produtos irregulares para uso na alimentação animal. Foram lavrados 17 autos de infração.

[Continua depois da Publicidade]

“Dentre os produtos contrabandeados, alguns contavam com informação na rotulagem da presença de substâncias que poderiam ser utilizadas, inclusive, para o doping dos animais”, destaca o auditor fiscal federal agropecuário João Carlos Aranha.

As ações realizadas em Franca e em São José do Rio Preto foram desdobramentos da Operação Ronda Pet, realizada com o apoio do Laboratório de Operações Cibernéticas e da coordenação geral de Combate ao Crime Organizado da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, tendo sido cumprido um mandado de busca e conduzidas as quatro pessoas à delegacia. Também como desdobramento de outra operação da Ronda Agro, foi realizada a fiscalização em um distribuidor de produtos de uso veterinário não registrado no Mapa, em Porto Alegre (RS).

[Continua depois da Publicidade]

“A operação demonstrou a importância da integração entre os órgãos policiais e de fiscalização e do combate às atividades ilícitas praticadas com os mais variados tipos de mercadorias”, relatou o delegado seccional da Polícia Civil de Franca, Wanir José da Silveira Junior.

Já em Carazinho e em Palmeira das Missões ocorreram em atendimento a denúncias feitas à Ouvidoria do Mapa, que reportaram a morte de quatro cavalos em provas de turfe realizadas nos Jockeis Clubes desses municípios, pelo provável uso de produtos veterinários contrabandeados. Com o apoio das Delegacias da Polícia Civil de Carazinho e de Palmeira das Missões, foram cumpridos três mandados de busca e conduzidas três pessoas envolvidas à delegacia para prestação de depoimento.

“A população precisa se conscientizar de que produtos de uso veterinário sem registro no Mapa não têm qualquer comprovação de segurança e eficácia na saúde dos animais, podendo até ter o efeito inverso, causando a morte. O apoio dos órgãos policiais foi fundamental para o combate a atividades ilícitas como estas, que além de provocar prejuízos à economia nacional, induzem os consumidores ao erro e causam prejuízos à saúde e ao bem-estar dos animais”, informou Aranha.

Participaram da operação auditores fiscais federais agropecuários e agentes de inspeção de produtos de origem animal do Mapa.

 

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Avatar photo
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.