Ministério da Agricultura inicia série de entregas em MT com investimentos de R$ 30 mi

Fonte: CenarioMT

71b7f35f 8f6d 45f7 b078 f0bccdd312d0

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) inicia, nesta semana, uma série de entregas de programas e equipamentos em Mato Grosso. De 28 de fevereiro a 8 de março, nove municípios de três regiões do estado serão contemplados com ações que beneficiam diretamente a agricultura familiar e assentamentos rurais.

A primeira fase do programa será realizada na região Sul do estado, com a entrega de maquinários e equipamentos do Programa Estratégico de Fortalecimento Estrutural de Assentamentos Rurais e Sustentabilidade da Agricultura Familiar. Desenvolvido pelo Mapa em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o programa conta com investimentos de mais de R$ 30 milhões para capacitação e fornecimento de infraestrutura a 37 assentamentos, beneficiando mais de 3,9 mil famílias. Entre as iniciativas, destaca-se o projeto “Elas na Agricultura”, voltado ao empreendedorismo feminino no campo.

Segundo o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, o objetivo é garantir que os assentamentos tenham estrutura para aumentar sua produtividade e competitividade. “Mato Grosso já é destaque mundial na agropecuária, mas não podemos permitir que o desenvolvimento ocorra de forma desigual. Com esse programa estruturante, queremos capacitar e fornecer condições para que agricultores assentados tenham oportunidades reais de crescimento”, afirmou.

Cronograma de entregas

A caravana começa no dia 28 de fevereiro, em Pedra Preta e São José do Povo, com a entrega de patrulhas mecanizadas e equipamentos agrícolas para 12 assentamentos. No dia 1º de março, o ministro Carlos Fávaro participa de um grande ato em Rondonópolis.

Nos dias 3 e 4 de março, a região Médio Norte receberá as ações nos municípios de Tangará da Serra, Nova Olímpia e Nortelândia, beneficiando cinco assentamentos.

Em 7 de março, as entregas chegam à Baixada Cuiabana, onde Várzea Grande será contemplada com maquinários e equipamentos, além da assinatura da Ordem de Serviço para a construção do Abatedouro de Caprinos e Ovinos. O ministro também visitará a comunidade do Córrego Fundo, em Acorizal, um dos locais que receberão placas solares pelo Projeto de Geração de Energia Fotovoltaica Rural, realizado em parceria com a Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Mato Grosso (Fetagri-MT). O projeto prevê a instalação de energia solar em 140 comunidades rurais.

O encerramento das entregas ocorre no dia 8 de março, em Nossa Senhora do Livramento, com a continuidade das ações do programa de fortalecimento dos assentamentos e da geração de energia fotovoltaica. Além disso, será apresentado o projeto para a construção do Centro de Pesquisa da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi) da Embrapa na Baixada Cuiabana e o lançamento de novas obras no município.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista | DRT: 0001781-MT