Mercado suíno em setembro: estabilidade e avanços nas exportações

Fonte: CenarioMT

suino
Foto: Agência Brasil

Em setembro, os preços do suíno vivo e da carne mantiveram-se estáveis, embora as médias mensais tenham superado as observadas em agosto. Desde a segunda quinzena de junho, os valores desses produtos passaram por um ciclo de alta, que se estendeu até a terceira semana de agosto. Desde então, o mercado apresentou estabilidade, reflexo de um equilíbrio entre oferta e demanda em diversas regiões monitoradas pelo Cepea.

As exportações brasileiras de carne suína, tanto in natura quanto industrializadas, registraram recuperação em setembro. Segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o Brasil exportou 119 mil toneladas de carne suína no mês, um aumento de 1,7% em comparação a agosto e 7% em relação a setembro de 2023. Em termos de receita, os embarques geraram R$ 1,56 bilhão, valor 2,3% superior ao de agosto e 29,5% maior em relação ao mesmo mês do ano anterior.

De agosto para setembro, os preços do suíno vivo subiram em São Paulo (SP-5). Enquanto isso, as cotações do milho e do farelo de soja, principais insumos para a suinocultura, também aumentaram, mas de forma menos acentuada. Com isso, os suinocultores paulistas viram melhora no poder de compra, especialmente no caso do milho, com o oitavo mês consecutivo de aumento na relação de troca, e para o farelo de soja, o terceiro.

Em setembro, as carnes suína, bovina e de frango registraram alta nos preços no atacado da Grande São Paulo. A carne suína apresentou avanços superiores aos da carne de frango, mas menores que os da carne bovina, resultando em maior competitividade frente à proteína bovina e menor em relação à avícola. A carcaça suína especial atingiu a média de R$ 13,05/kg no atacado da Grande São Paulo, um aumento de 5,1% em comparação a agosto, impulsionada pela menor oferta interna de suínos.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.