Desde julho, o mercado brasileiro de boi gordo tem apresentado uma tendência de alta contínua, com os preços se aproximando da marca de R$ 250 por arroba no estado de São Paulo neste início de setembro. Na última terça-feira, 4, o Indicador CEPEA/B3, que reflete os negócios realizados no mercado spot paulista, fechou a R$ 241,80, acumulando um ganho de 3,12% ao longo de agosto.
Segundo pesquisadores do Cepea, o cenário climático seco está reduzindo a oferta de animais criados a pasto, tornando-os cada vez mais escassos. Com isso, as escalas de abate deverão ser supridas principalmente pelos animais provenientes de confinamentos.
Por outro lado, indicadores macroeconômicos sugerem que o consumo interno de carne bovina pode se manter firme, sustentando a demanda. No mercado externo, as perspectivas continuam favoráveis, impulsionadas pelos preços competitivos da carne brasileira e pela produção deficitária nos Estados Unidos desde o ano passado, o que aumenta a atratividade da carne brasileira no cenário internacional.