Mercado de arroz no Rio Grande do Sul desacelera com festas de fim de ano e preços em queda

Fonte: CenarioMT

Arroz CEPEA
Arroz CEPEA

As negociações de arroz em casca no mercado spot do Rio Grande do Sul estão em ritmo lento neste final de ano. De acordo com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), tanto compradores quanto vendedores permanecem afastados das transações. Os compradores enfrentam dificuldades logísticas comuns neste período festivo, enquanto os vendedores preferem manter o produto estocado, desestimulados pelas significativas quedas nos preços registradas nos últimos dois meses.

Esse cenário de baixa atividade tem pressionado as cotações do grão. Até o dia 20 de dezembro, o Indicador CEPEA/IRGA-RS (58% de grãos inteiros, com pagamento à vista) acumulou uma desvalorização de 3%, fazendo com que a saca de 60 kg voltasse a ser comercializada por menos de R$ 100.

[Continua depois da Publicidade]

A expectativa é que o mercado recupere o ritmo em janeiro, após a normalização das atividades logísticas e a definição de novas estratégias por parte dos agentes do setor. Enquanto isso, o cenário segue desafiador para os produtores gaúchos.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .