Mercado de algodão registra bom ritmo no spot, mas cotações recuperadas

Fonte: CenarioMT

Mato Grosso bate recorde histórico de exportação de pluma de algodão em abril

Na segunda quinzena de novembro, os movimentos começaram para o mercado de algodão em pluma no Brasil, com um bom volume de negócios registrados no mercado spot. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os demandantes estão adquirindo o produto para atender às necessidades imediatas ou para fortalecer estoques transferidos ao final do ano.

Apesar da atividade moderada, as cotações levantadas foram influenciadas principalmente pela desvalorização externa , que tem pressionados os preços domésticos.

[Continua depois da Publicidade]

Produção recorde em 2024/25

A safra 2024/25 promete ser histórica, com estimativa de produção recorde de 3,704 milhões de toneladas , de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Esse volume representa um aumento de 0,1% em relação à temporada anterior, consolidando a força do Brasil como um dos maiores produtores globais da fibra.

Entretanto, o desafio será o escoamento do excedente , dado o crescimento ainda modesto do consumo interno. A expectativa é que as exportações da pluma sigam em níveis recordes, garantindo o equilíbrio entre oferta e demanda e fortalecendo o setor no mercado internacional.

[Continua depois da Publicidade]

Perspectivas no mercado de algodão

Com uma safra promissória e preços hipotecários, o mercado de algodão deve enfrentar um cenário de alta competitividade nas exportações e volatilidade nos preços, especialmente em função das oscilações no mercado externo.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .