As cotações internacionais do algodão em pluma iniciaram o mês de setembro com uma volatilidade acentuada. Pesquisadores do Cepea indicam que a dificuldade em se acordar sobre os preços e a qualidade dos lotes disponíveis no mercado spot tem restrição de liquidez do produto. Essa situação se agrava com os fornecedores priorizando a entrega de contratos tanto para o mercado interno quanto para o externo.
No lado dos comerciantes, há uma busca ativa por novos lotes para atender às suas programações, mas muitos têm operados com negócios “casados” — um tipo de transação que combina a venda de um produto com a aquisição de outro.
Em relação ao mercado de fios, agentes consultados pelo Cepea relataram uma melhora no ritmo das negociações. Esse cenário reflete uma demanda pontual, motivada pela necessidade imediata de reposição de estoques, ou que contribui para uma entrega mais ativa no setor.
A expectativa é que essa volatilidade nas cotações se mantenha enquanto as incertezas sobre a qualidade e a disponibilidade dos lotes persistirem.