Na semana passada, o mercado spot de açúcar cristal branco no estado de São Paulo apresentou baixa atividade, com poucos fechamentos para pronta-entrega e preços enfraquecidos. Segundo pesquisadores do Cepea, essa pressão sobre os preços resulta da baixa demanda interna, mesmo com a oferta doméstica restrita, especialmente para o açúcar de melhor qualidade, o Icumsa 150. A venda ao mercado externo tem sido mais atrativa para as usinas.
Entre os dias 8 e 12 de julho, a média do Indicador CEPEA/ESALQ para o açúcar cristal branco, cor Icumsa de 130 a 180, foi de R$ 132,75 por saca de 50 kg, representando um recuo de 0,37% em relação ao período anterior.
Apesar dessa baixa demanda e preços mais fracos no mercado interno, a produtividade dos canaviais tem mostrado bons resultados, impulsionando a produção brasileira de açúcar. De acordo com dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), no acumulado da safra 2024/25, que vai de 1º de abril a 1º de julho, a região Centro-Sul do Brasil produziu 14,2 milhões de toneladas de açúcar, um avanço de 15,7% em comparação à temporada anterior.
Essa combinação de alta produção e mercado interno fraco sugere um cenário complexo para os produtores de açúcar, que podem continuar a depender das exportações para sustentar seus negócios.