Mato Grosso recebe nova indústria de farinha de trigo

Fonte: Assessoria / Ana Rosa Fagundes

industria farinha de trigo equipamento

Em linha com o crescimento da produção de trigo em Mato Grosso, o grupo paranaense Belarina Alimentos anunciou a inauguração de uma nova planta industrial em Cuiabá, prevista para iniciar operações em janeiro de 2025.

Localizada no Distrito Industrial, a unidade começará pelo envasamento do trigo e, futuramente, ativará a moagem do cereal, com capacidade projetada de 300 toneladas diárias. O investimento inicial, voltado à reativação de uma antiga planta existente, é de R$ 10 milhões.

Nesta quarta-feira (30.10), representantes da Belarina, incluindo os diretores Rodrigo Farias Boaventura e Jefferson Macedo de Souza, além do supervisor Junior Queiroz, foram recepcionados pelo presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel, o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado de Mato Grosso (Sindipan MT), Samuel Gariglio, o diretor da Fiemt, Elias Pedrozo, a superintendente Fernanda Campos, e o gerente de Desenvolvimento Industrial, Lucas Barros

A princípio, a planta realizará o envase de trigo oriundo de outras regiões. Com a consolidação da produção local, a unidade ativará a moagem do cereal, fortalecendo a cadeia produtiva e criando novas oportunidades locais. De acordo com o diretor da Belarina, Rodrigo Boaventura, “o futuro do trigo no Brasil passa pelo cerrado. A qualidade do cereal produzido no cerrado é excepcional e aproveitando essa oportunidade”.

A iniciativa da Belarina deverá fomentar a produção local, já contando com o compromisso de compra de 3 mil toneladas de trigo de produtores rurais de Mato Grosso.

Essa parceria é bem recebida pela Fiemt, que, segundo seu presidente Silvio Rangel, está preparada para oferecer suporte à Belarina por meio de seus serviços. “É uma grande oportunidade de incentivar essa cadeia produtiva em Mato Grosso, contribuindo para o desenvolvimento econômico e industrial do estado,” disse Rangel. Além disso, a Fiemt apoia na condução das tratativas tributárias para incentivo à produção por meio do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic).

A Belarina também planeja integrar-se à Federação das Indústrias, por meio do Sindipan, reforçando sua presença em Mato Grosso e fortalecendo laços com o setor produtivo local.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.