Mato Grosso: Desafios e oportunidades no agronegócio brasileiro

Fonte: CENÁRIOMT

Desafios e oportunidades no agronegócio brasileiro
Desafios e oportunidades no agronegócio brasileiro

Mato Grosso, o celeiro do Brasil, viu sua produção agrícola crescer em 2023, mas enfrentou desafios com a queda nos preços das commodities. Apesar do estado ter registrado um aumento significativo na produção de grãos, o valor total da produção agrícola nacional sofreu uma retração.

A combinação de uma oferta abundante e a valorização do real frente ao dólar pressionou os preços pagos aos produtores, impactando diretamente a renda do setor.

[Continua depois da Publicidade]

Mesmo assim, municípios mato-grossenses como Sorriso, Sapezal, Diamantino, Nova Ubiratã, Campo Novo do Parecis e Nova Mutum se destacaram no ranking nacional, demonstrando a força do agronegócio no estado.

Os dados, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam a complexidade do setor. Segundo Winicius Wagner, supervisor da pesquisa, o excesso de oferta de produtos, a correção dos preços das commodities no mercado internacional e o fortalecimento do real frente ao dólar pressionaram os valores pagos aos produtores, impactando diretamente o valor total da produção.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]