Após um período de sucessivas retrações desde agosto do ano passado, a margem bruta de esmagamento de soja das processadoras em Mato Grosso apresentou recuperação na primeira quinzena de fevereiro de 2025. O crescimento foi expressivo, registrando alta de 36,94% em relação ao mesmo período de 2024 e avanço de 3,58% frente a janeiro deste ano, atingindo uma média de R$ 769,24 por tonelada.
Esse movimento foi impulsionado, principalmente, pela queda nas cotações da soja, reflexo do avanço da colheita no estado. Com o aumento da oferta do grão no mercado, os preços recuaram, beneficiando as indústrias esmagadoras, que viram seus custos de aquisição reduzirem, favorecendo a recuperação das margens.
O cenário traz um alívio para o setor, que enfrentava meses de margens pressionadas, refletindo oscilações no mercado internacional e custos elevados. Com a colheita ganhando ritmo, a tendência é que a oferta continue elevada, podendo manter as margens em patamares mais favoráveis para a indústria ao longo das próximas semanas.