A Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), apresentou nesta quinta-feira (23) uma nova ferramenta para apoiar o cenário das exportações de produtos do agro brasileiro. Trata-se do AgroInsight, iniciativa criada para identificar oportunidades de negócios e fortalecer a posição do Brasil como protagonista no mercado internacional de produtos agropecuário.
Apresentada pelo secretário Luís Rua, a ferramenta está alinhada às diretrizes do ministro Carlos Fávaro, que tem intensificado os esforços para ampliar a promoção comercial e explorar os mais de 300 mercados abertos nos últimos dois anos. Esses avanços têm gerado impactos expressivos na balança comercial, com aumento substantivo da diversificação de produtos e mercados, promovendo o crescimento econômico e incentivando a geração de empregos e renda, especialmente em regiões do interior do país.
Com uma abordagem inovadora, o AgroInsight disponibilizará 912 relatórios estratégicos ao longo de 2025, 76 a cada mês, elaborados pelos adidos agrícolas lotados no exterior. Os documentos estão divididos igualmente entre produtos de origem animal (38) e vegetal (38) e incluem, no mínimo, duas oportunidades de negócios específicas para cada mercado-alvo. A ferramenta serve como um elo entre produtores e exportadores brasileiros e as demandas internacionais, facilitando o acesso a informações relevantes sobre consumo, regulamentações e tendências globais. A iniciativa se soma a outros relevantes documentos elaborados pelo Mapa, pelas embaixadas brasileiras, o MRE, o MDIC e a ApexBrasil, em um esforço do Governo Brasileiro em criar o interesse dos exportadores para avançar ainda mais nos mercados internacionais.
De acordo com o ministro Carlos Fávaro, o AgroInsight reforça a parceria entre o setor público e privado, garantindo maior eficiência e competitividade para o agronegócio nacional. “O AgroInsight não é apenas uma ferramenta, é um compilado de oportunidades na integração do Brasil com o mercado global. Ele demonstra o compromisso do Mapa em impulsionar o setor agropecuário exportador, fomentando inovação, sustentabilidade e oportunidades para os produtores brasileiros”.
O AgroInsight tem potencial para consolidar ainda mais o Brasil como um dos maiores exportadores de produtos agropecuários do mundo. Além disso, a iniciativa reforça o papel estratégico do Mapa na condução de políticas voltadas ao desenvolvimento do setor.
Inicialmente os relatórios serão disponibilizados para todas as associações setoriais do Agro.
O secretário Luís Rua destaca que “as informações apresentadas vão em linha com a necessidade de apoiarmos cada vez mais o setor produtivo com informações de qualidade para a tomada de decisões e reforça o papel estratégico dos adidos agrícolas para o avanço do comércio internacional do agro brasileiro”.